Entrevista Atletas ACA

Meninas do AC Avelarense representam Seleção

Raquel Tomás (Sub16) e Lara Tomás (Sub14), que jogam em equipas mistas do Atlético Clube Avelarense, foram selecionadas para representar as respetivas seleções distritais femininas nos Torneios Interassociações que decorreram no mês de abril no norte do país.

Lara Tomás esteve em Bragança ao serviço da Associação de Futebol de Leiria, tendo tido a oportunidade de defrontar as seleções de Setúbal (vitória), Lisboa e Porto (derrotas). Já Raquel Tomás, ao serviço das Sub16 leirienses, participou no Torneio que decorreu na Guarda, tendo trazido a medalha de campeã da Liga Bronze, fruto de 3 vitórias em outros tantos jogos (Portalegre, Horta e Castelo Branco).

Para além da experiência enriquecedora e motivante, as atletas tiveram a oportunidade de competir em equipas totalmente femininas, o que no decorrer da época não acontece, por não haver equipas do género na região. Raquel diz que esse facto não prejudica o seu desempenho, muito pelo contrário: “jogarmos habitualmente com e contra rapazes é bom para o nosso desenvolvimento desportivo, pois os jogos são mais intensos”. A mesma opinião tem Lara, que considera que competir contra rapazes “permite provar o valor das raparigas, que demonstram a sua coragem em jogar de igual para igual”. Relativamente a esta experiência na seleção distrital, onde conseguiram ficar na convocatória final, Raquel refere que “foi um orgulho”, ainda por cima “abrilhantado pela conquista da Liga Bronze, com três vitórias expressivas”. Lara Tomás também refere o orgulho sentido, bem como “o objetivo concretizado”, que dá “força e alento para continuar a jogar futebol”. Questionadas sobre as suas ambições no futebol, Lara prefere não alargar já muito as suas perspetivas, dizendo que pretende apenas “continuar a jogar e a melhorar cada vez mais, se possível com êxitos e chamadas à seleção”. Raquel admite que “gostava de chegar a jogar ao mais alto nível”, mas até lá tem “muito caminho pela frente”, prometendo “trabalho, foco e dedicação, aproveitando todas as oportunidades para evoluir”.

De referir que, para além destas duas atletas, que evoluem nas equipas de Iniciados “A” e Iniciados “B” do AC Avelarense, o clube conta ainda com a prestação de mais três raparigas: Maria João Marques, também nos Iniciados “A” e que já mereceu convocatória para treinos da seleção distrital, Francisca Franco, que atua nos Iniciados “B” e Margarida Freire, que ainda joga nos Benjamins mas já despertou a atenção do Clube Condeixa, o expoente máximo no que ao futebol feminino da região diz respeito.

Noticia in Horizonte

Um website emjogo.pt